KC - Marketing & Communication Consulting

Switch to desktop Register Login

Três gramas diárias de aveia reduz pela metade o risco de doenças coronárias

Alimento de alta qualidade nutricional atua principalmente na redução dos níveis séricos do colesterol no sangue quando ingerido em forma de farelo

por: Kendra Chihaya

 

aveia

 

Desde 1.000 aC, na Europa e Inglaterra, a aveia já era conhecida como um alimento de extrema importância para a saúde. Mas, foi apenas em 1997 que Foods and Drugs Administration - FDA, órgão de regulamentação de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, reconheceu a eficácia da aveia na redução do colesterol.

 

 

Rico em proteínas, vitaminas, amidos complexos e fibras, a aveia é um alimento considerado de alta qualidade nutricional. Sendo que o seu farelo possui alto teor de uma substancia chamada de ß-glucanas, um tipo de fibra hidrossolúvel, que tem tendência a formar um "gel" quando em contato com a água.  Esta fibra, durante o processo digestivo, assume a função de agente redutor do colesterol no sangue, visto que, evita a absorção dos ácidos graxos e biliares pelo intestino.

 

Após estudos clínicos e epidemiológicos, o FDA autorizou o uso de mensagens, sobre os benefícios do cereal na prevenção de doenças coronárias, em embalagens do produto. Segundo o órgão, após uma rigorosa avaliação, a ingestão de 3g diárias destas fibras hidrossolúveis são altamente eficazes na redução dos níveis séricos do colesterol no sangue, tornando o cereal um potente aliado na prevenção de doenças do coração.

 

dieta-da-aveiaA diminuição da mortalidade em doenças cardiovasculares já tem sido claramente associada a uma dieta rica em fibras. Independente de demais fatores que possam influenciar na dieta como a ingestão de gorduras e alimentos altamente energéticos, as fibras, principalmente as hidrossolúveis, são o caminho para prevenção de doenças ligadas aos altos níveis do colesterol no sangue.

 

Colesterol

Componente essencial das membranas e estruturas celulares, principalmente as nervosas. Também é precursor dos hormônios esteroides, da vitamina D e ácidos biliares. Sintetizado e armazenado no fígado é uma gordura encontrada, altamente concentrada, em estruturas granulares (que absorvem e distribuem substâncias pelo organismo).  Mesmo de grande importância em diversas funções do corpo humano. Em altos níveis no sangue, o colesterol é a causa de sérios problemas à saúde da população. Sendo um grande fator de risco para doença cardiovascular, devido ao seu acúmulo nas paredes das artérias. Bem como, das doenças crônico degenerativas, que se agravam com a idade, tais como diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca, osteoporose, doença pulmonar obstrutiva, acidente vascular cerebral (AVC) e grande parte dos cânceres.

 

Aveia

Conhecida como "cereal escocês", pois, acredita-se que seja originária da Escócia, pertencente ao gênero Avena. É conhecida cientificamente como Avena sativa L, um cereal da família Gramineae. Mesmo sendo da família do trigo, é um cereal muito mais rico em substâncias nutritivas, pois não perde suas propriedades nutricionais (vitaminas e minerais) durante o beneficiamento.

 

Fonte: O poder da aveia

Design by Kendra Chihaya © Marketing & Communications Consulting | 2012 - All rights reserved

Top Desktop version