Bebés prematuros com mais risco de perda auditiva - razão revelada

Desde há muito que se sabe que os bebés prematuros têm mais risco de sofrer de perda auditiva. Investigadores das universidades de Harvard e de São Paulo pensam ter descoberto agora a razão. Analisaram os ouvidos de 50 bebés prematuros mortos da unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) do Hospital São José  na Costa Rica e verificaram que as células ciliadas externas pareciam normais, no entanto, as células ciliadas internas estavam destruídas. Este tipo de problema é conhecido como neuropatia auditiva.

 

 

É bem sabido que bebês prematuros têm um risco maior de perda auditiva, mas que oque ainda gerava dúvidas entre os pesquisadores era o motivo

premature-babyInvestigadores das universidades de Harvard e de São Paulo pensam ter descoberto agora a razão. Analisaram os ouvidos de 50 bebés prematuros mortos da unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) do Hospital São José  na Costa Rica e verificaram que as células ciliadas externas pareciam normais, no entanto, as células ciliadas internas estavam destruídas. Este tipo de problema é conhecido como neuropatia auditiva.

Eles descobriram que em quatro, dos 27 bebês pré-termo, todas as células sensoriais, que ajudam a ampliar as vibrações sonoras, chamadas de células ciliadas externas, estavam saudáveis, enquanto que as células sensoriais que convertem as vibrações em sinais elétricos que viajam ao cérebro, as chamadas células ciliadas internas, foram preferencialmente destruídas. Por outro lado, dos 23 bebês a termo, apenas uma orelha de 46 orelhas apresentaram esta perda seletiva de células ciliadas internas.

Os resultados são surpreendentes, pois as células ciliadas externas são muito delicadas e maior perda auditiva em pessoas é devido à disfunção, dano e morte dessas células sensoriais, em comparação com as células ciliadas internas, que são muito mais resistentes a danos. Quando as células ciliadas internas são destruídas, o sinal de audição nunca atinge o cérebro, mesmo se as células ciliadas externas ainda estejam funcionando normalmente. Esta condição é conhecida como neuropatia auditiva.

As descobertas ajudam a explicar por que outros pesquisadores têm observado uma maior incidência de neuropatia auditiva em recém-nascidos pré-termo e sugerem que a patologia subjacente na neuropatia auditiva não é, na verdade, devido à perda de neurônios, como o nome implica, mas a perda da orelha interna células sensoriais que os dirigem.

Fonte: Pre-Term Babies At Higher Risk For Rare Form Of Hearing Loss

Design by Kendra Chihaya © Marketing & Communications Consulting | 2012 - All rights reserved

Log in to your account or